sexta-feira, 30 de setembro de 2011

iPod x Socialização após uma década


Há mais de dez anos, muitas pessoas usavam de sons compactos para escutar suas músicas prediletas. Eram eles o Walkman da Sony e o Discman. De dez anos pra cá, uma onda pesada de tecnologia vem surgindo com muitas novidades e mostrando a cada dia que veio pra ficar. 
Estamos falando do iPod. Dispositivo de áudio, com alta capacidade de armazenagem e design slin, lançado em outubro de 2001 pela Apple. Já são mais de 300 milhões de aparelhos vendidos desde seu lançamento. Sem dúvidas, o tocador MP3 mais vendido do mundo. 
Seu uso vai desde as crianças, jovens até os mais executivos e idosos. 
Para o editor do site Cultofmac.com, Leander Kahney, o iPod enriqueceu as vidas das pessoas, permitindo que escapem das aflições diárias.
– Tem sido uma grande benção para as pessoas a caminho do trabalho. Não existe nada como o iPod para levantar a moral. 
E, apesar de tentativas de competidores como a Microsoft de lançar suas próprias versões, o produto da Apple não teve oposição significativa. Sua fatia do mercado não vai abaixo dos 70%.

Agora todas essas vantagens estão causando problemas com muitas pessoas. 
Na minha adolescência, a diversão era sair ao shopping com as amigas, assistir meus desenhos prediletos na televisão, ir ao cinema, ouvir um cd predileto no discman, escutar o som bem alto, ah, esperar dá meia-noite para conectar a internet gratuita e discada. 
A socialização era mais intensa. Nos dias de hoje, muitos se afastam do mundo real e recorre ao seu próprio mundo. Vivem com os fones de ouvido conectados e esquecem do mundo a fora. Isso sem contar as redes sociais que antigamente eram as saídas com os amigos e hoje são as conversas digitais. 
Em 2007, quando marinheiros britânicos foram aprisionados pelo governo do Irã, acusados de terem invadido suas águas, um deles admitiu ter “chorado como um bebê” quando os captores confiscaram seu iPod. O marinheiro envergonhou a nação - disseram os jornais britânicos.
No mesmo ano, uma muçulmana britânica que atuava como jurada em um julgamento por homicídio foi excluída do tribunal por ter sido flagrada ouvindo música em um iPod escondido sob seu véu durante a audiência.
A grande preocupação em relação ao iPod é de que ele esteja tornando as pessoas anti-sociais. Não apenas por causa do som que vaza dos fones de ouvido, mas também pela barreira que o aparelho ergue entre seu usuário e as outras pessoas.
E você? O que acha da maneira de socialização do iPod? Realmente eles são as maiores influencias para o mundo anti-social? 
Fontes: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário