Não é novidade que – diferentemente do que acontece na área de
smartphones, onde o Android é líder – a Apple ainda não encontrou rival à
altura para o iPad. Agora, até executivos da Samsung e do Google
começam a admitir isso. “Honestamente, não estamos indo muito bem no
mercado de tablets”, disse Hankil Yoon, da Samsung, durante o Mobile World Congress, que acontece nesta semana em Barcelona, na Espanha, como relata o noticiário americano Cnet,.
A avaliação negativa de Yoon combina com números nada animadores citados por Andy Rubin, o executivo do Google responsável peloAndroid.
Falando em Barcelona, ele afirmou que apenas 12 milhões de tablets com
esse sistema operacional foram ativados até agora, conta outro
noticiário americano, The Verge. Considerando que a base instalada mundial de tablets é estimada em
pouco mais de 80 milhões de unidades, a informação de Rubin indica que a
participação do Android nela gira em torno de 15% apenas.
Neste mês, as empresas de pesquisas de mercado NPD DisplaySearch e IHS
iSupply divulgaram suas estimativas das vendas de tablets no último
trimestre de 2011. Para a NPD, a participação da Apple em unidades
vendidas foi de 59%.
Para a iSupply,
foi de 57%. Em segundo lugar ficou a Amazon, com 14%. Em seguida, vêm
Samsung (9%), Barnes & Noble (7%) e Asus (2%). Naturalmente, a
participação da Apple na base instalada é maior que nas vendas do
trimestre, já que ela largou na frente dos concorrentes.
A iSupply diz que, no final do ano, as vendas do iPad 2 ficaram pouco
abaixo das previsões. Mas a empresa afirma que os fãs da Apple não
deixaram de comprar o iPad por causa do Kindle Fire – o tablet barato de
enorme sucesso da Amazon. Em vez disso, eles preferiram gastar seu
dinheiro no iPhone 4S enquanto aguardam o iPad 3. Em outras palavras,
para a iSupply, a maior concorrente da Apple é a própria Apple.
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