Nesta quinta-feira, 02/02/2012, o Google
anunciou uma medida para combater aplicativos maliciosos presentes em
sua loja virtual, a Android Market, que oferece mais de 400.000
programas para tablets e smartphones. Batizada Bouncer, a solução
analisa todos os programas à procura de cavalos de troia e malwares –
conhecidos por furtar informações pessoais e financeiras dos usuários. O
objetivo é evitar problemas que possam colocar em risco a privacidade
de dados de consumidores que usam o sistema operacional móvel Android.
A ferramenta, que já roda em segredo há algumas semanas, tem a
capacidade de executar o programa em um ambiente virtual – na nuvem
computacional da empresa –, onde todas as suas funções serão avaliadas,
incluindo o envio e recebimento de informações pelas redes Wi-Fi e 3G.
Para garantir a integridade dos aplicativos, testes são feitos
periodicamente.
Ao ser identificado, o programa com código malicioso é marcado para
testes aprofundados. Se a suspeita for confirmada, ele é imediatamente
bloqueado e retirado do serviço. A empresa estuda uma forma de avisar os
usuários que já baixaram o conteúdo.
A medida do Google aproxima mais a empresa da rival Apple, conhecida por
suas regras severas para a publicação de aplicativos oferecidos na App
Store, como a manutenção de equipe especializada na avaliação de
programas. Mesmo assim, a política da gigante das buscas continua a
mesma para a publicação de programas na Android Market: qualquer
desenvolvedor pode fazer upload de conteúdo sem avaliação prévia.
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